Regras da ABNT: normas para monografias e trabalhos acadêmicos
Como formatar seu TCC ou trabalho de faculdade nas regras da ABNT: capa, margens, sumário, referências, citações, anexos. Veja como fazer a formatação
As normas técnicas exigidas pelas universidades costumam tirar o sono de muitos estudantes quando se aproxima a fase de entrega de trabalhos de conclusão de curso (TCC), monografias ou dissertações. Usadas internacionalmente e regulamentadas no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as regras têm a função de uniformizar a apresentação dos trabalhos de pesquisa, dando credibilidade aos trabalhos acadêmicos e criando um padrão de compreensão que pode ser identificado por pesquisadores do mundo todo.
Mas adequar um trabalho às normas da ABNT não é uma tarefa fácil. Além de conhecer as regras gerais, o aluno precisa estar antenado sobre as exigências de sua universidade, já que, por exemplo, o tipo de fonte permitido pode variar entre as instituições.
Veja aqui todas as recomendações essenciais da ABNT para formatar seu trabalho:
ÍNDICE
• Elementos pré-textuais: antes do corpo do trabalho
• Elementos textuais: corpo do trabalho
• Elementos pós-textuais: depois do corpo do trabalho
• Formatação: margens, folha e demais especificações
• Fontes: tamanho e tipo
• Citações: como escrever e formatar
• Latim: como usar as expressões
• Referências: como escrever e formatar
• Dicas: ouras informações importantes para não errar
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Estão antes do corpo do trabalho: capa, folha de rosto, resumo, sumário, listas de figuras ou tabelas.
- 1Capa: leva o nome da instituição de ensino, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.
- 2Folha de rosto: apresenta nome do autor, título, cidade e ano, além de uma nota descritiva, que contenha os dados, objetivo do trabalho e nome do orientador. Veja detalhes da capa e folha de rosto
- 3Dedicatória: é um espaço para o autor prestar homenagens. Os agradecimentos, para citar aqueles que contribuíram com a pesquisa. A epígrafe é uma frase relacionada ao trabalho, que tenha servido de inspiração para o autor. Elemento opcional.
- 4Resumo: sintetiza em um parágrafo as ideias do trabalho. Deve ter de 150 a 500 caracteres, ser escrito em voz ativa e na terceira pessoa do singular. Também deve conter palavras-chave que identifiquem o tema.
- 5Listas: devem trazer os títulos de elementos (ilustrações, tabelas, etc.) e os números das páginas em que se encontram. Elemento opcional.
- 6Sumário: enumera as divisões e seções do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. Deve ser alinhado a esquerda, sem recuo.
ELEMENTOS TEXTUAIS
Compõem o corpo do trabalho: introdução, desenvolvimento e conclusão
- 1Introdução: é a parte inicial do texto. Deve trazer os temas tratados no trabalho, delimitação, justificativa, objetivo da pesquisa e procedimentos adotados.
- 2Desenvolvimento: é o corpo do trabalho, a parte principal, onde deve constar uma exposição ordenada do assunto.
- 3Conclusão: é onde o autor faz uma recapitulação sintética do assunto e dos resultados da pesquisa, avaliando a contribuição e os méritos de seu trabalho.
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Encontram-se no final, depois da conclusão: referências, apêndices e anexos.
- 1Referências bibliográficas: são uma relação de todos os documentos consultados e citados ao longo da pesquisa. Devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética.
- 2Apêndice: é um documento elaborado pelo autor do trabalho, destinado a complementar uma ideia. Elemento opcional.
- 3Anexo: é um documento que não foi elaborado pelo autor, mas serve para fundamentar ou ilustrar uma ideia. Apêndices e anexos são identificados com letras maiúsculas, travessão e título. Elemento opcional.
Formatação
O tamanho de folha correto, como numerar as páginas e o espaço necessário para as margens
Formato: papel A4 (21 cm x 29,7 cm) na vertical.
Margens: superior e esquerda com 3 cm de distância da borda da página; inferior e direita, 2 cm.
Numeração das páginas: feita a partir da folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Em algarismos arábicos, no campo superior direito da folha, a 2 cm da borda superior.
Fontes, títulos, espaçamento
Recomendações de tipo de letra para usar no texto do seu trabalho acadêmico:
Fonte do texto: arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Títulos: arial ou Times New Roman, tamanho 14.
Outros: citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas no tamanho 10 e espaçamento simples.
Citações
Veja como formatar uma citação conforme a ABNT:
Diretas: trazem o sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e página da citação, entre parênteses e separados por vírgula. Citações com menos de três linhas são feitas no corpo de texto, entre aspas duplas. Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com um recuo de 4 cm, sem aspas.
Indiretas: devem ter o sobrenome do autor e o ano da publicação, entre parênteses e separados por vírgula.
Em latim
Entenda e saiba como usar as expressões em latim no texto acadêmico:
Apud: se você usou o texto de um autor que aparece no trabalho de outro, deve usar a expressão "apud" (citado por). Você consultou a obra de João Silva, que citou Carlos Vieira: (VIEIRA, 2000 apud SILVA, 2001).
Et al: referências com mais de três autores devem trazer o sobrenome do primeiro autor, seguido pela expressão "et al." (e outros).
Referências
Como formatar referências bibliográficas nas normas da ABNT:
Livros: contêm o sobrenome do autor em letras maiúsculas, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação:
MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. 1ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.
Sites: páginas e documentos encontrados na internet devem trazer o link e data de acesso:
CAMARGO, Paulo. "Noé é uma obra reflexiva". 2014. Disponível em: < https://bitly.com/1TkMsvT >. Acesso em: 25/03/2014.
Fique de olho
Algumas universidades exigem a presença de outros elementos ou fazem recomendações próprias quanto à formatação do trabalho.
Certifique-se na sua instituição!
Erros mais comuns
- uso incorreto de termos como o apud (citado por)
- ausência de fontes na lista de referências bibliográficas
Evite dor de cabeça
Siga as regras desde o início do trabalho. Não deixe para acrescentar fontes ou colocar as referências bibliográficas só quando acabar toda a pesquisa. Comece fazendo tudo certo.
Fonte: ABNT. Infografia: Fabiano de Miranda/arquivo Gazeta do Povo.