10 dicas para aperfeiçoar seu inglês

Hoje em dia, a língua inglesa invadiu nossas vidas e pode ser “consumida” de formas antes inimagináveis. Confira abaixo uma lista com dez opções para quem quer afiar o inglês no dia a dia:

Leia mais: Como afiar o aprendizado de inglês no dia a dia

10 Dicas de como aperfeiçoar seu inglês

    Exponha-se à língua naturalmente
  1. 1

    Exponha-se à língua naturalmente

    Altere a linguagem para o inglês de todos os seus dispositivos e apps, tais como celular, tablet, email, Waze, Skype... Dessa forma você estará cotidianamente exposto à língua e aprenderá novas palavras e expressões sem nem perceber.


  2. Assista seus programas favoritos em inglês
  3. 2

    Assista seus programas favoritos em inglês

    Você pode assistir a sua série preferida no Netflix ou outro tipo de streaming e sentir a emoção dos personagens na língua original. Se estiver muito difícil, coloque legendas em inglês ou assista aqueles episódios que você já viu. Assim não ficará ansioso para entender cada detalhe e conseguirá se concentrar na ideia geral.


  4. 3

    Leia, assista e/ou ouça notícias em inglês

    Há inúmeros sites que apresentam o conteúdo jornalístico através de mídias variadas. Os sites da BBC e do NY Times são ótimas fontes: você pode ver as notícias em vídeo, ou apenas ouvi-las. Se preferir, pode baixar o app para ler as matérias na íntegra a partir de qualquer lugar. A Gazeta do Povo também te ajuda nisso: alunos da Wise Up têm acesso exclusivo ao conteúdo do Wise Up News: notícias especialmente escritas para você em inglês, com áudio e atividades de interpretação e vocabulário.


  5. 4

    Brinque em inglês

    Uma das maneiras mais simples – e divertidas – de aprender é através de jogos. Caça-palavras, palavras cruzadas, forca, jogo da memória... No site da BBC, você encontra cruzadinhas com acesso gratuito. Elas podem ser impressas ou feitas online. Os assuntos são variados e você aprende expressões e ditados da língua inglesa brincando.


  6. Tente pensar em inglês
  7. 5

    Tente pensar em inglês

    Todos os dias, acabamos eventualmente participando de diálogos simples: encontramos alguém no elevador, ou compramos alguma coisa no caminho de casa... Tente pensar como seriam esses diálogos em inglês: como você poderia dizer aquilo que disse? Como a pessoa poderia te responder? E em seguida, como seria? Se der dúvida, pesquise e complete o “roteiro”. Na medida em que esses diálogos ficarem simples demais, aumente o nível de dificuldade.


  8. Ouça músicas e podcasts em inglês
  9. 6

    Ouça músicas e podcasts em inglês

    Cada língua tem seu próprio ritmo e entonação. Ouvir, principalmente nativos, é de grande valia para aprendermos como a língua é falada, pois podemos notar quais palavras se unem, quais ganham mais ênfase e quais ficam quase que escondidas na frase. Além de praticar a escuta, isso também ajuda na hora de falar e pronunciar corretamente as palavras. Atenção às próximas dicas de pronúncia que podem ajudar na compreensão das palavras faladas.


  10. Outras dicas
  11. 7

    ING no final das palavras: o G é mudo

    As palavras que terminam em -ING podem ser verbos no gerúndio, adjetivos ou até mesmo substantivos, respectivamente, dancing, exciting, morning... O que elas têm em comum é um aspecto de pronúncia: o G no final dessas palavras é mudo. É preciso ter cuidado, pois o brasileiro tende a pronunciá-lo.


  12. 8

    AW tem som de /ó/

    Quando encontrar alguma palavra que tenha AW, saiba que a sua pronúncia será /ó/, um som bem aberto mesmo. Alguns exemplos: awful, awsome, raw, law.


  13. 9

    Palavras terminadas em Y

    Algumas palavras terminadas em Y são variações de outras e têm a função de formar adjetivos. Alguns exemplos: pick – picky; salt – salty; sweat – sweaty. Ao encontrar o Y no final das palavras, lembre-se de pronunciá-lo, pois, do contrário, é como se estivesse falando outra palavra e a comunicação poderá ser prejudicada.


  14. 10

    Palavras iniciadas com S + consoante

    Em português, não é recorrente iniciarmos palavras com S + consoante. Estamos habituados a combinar S + vogal, como em sapo, serpente, sinuca, sopro, susto. No entanto, temos várias palavras em inglês que têm o início S + consoante. Para pronunciá-las, comece com o som puro do S, sem acrescentar o som de E ou I no começo. Por exemplo, a palavra ‘sport’. A tendência seria dizer algo do tipo “isport”. Cuidado!


Fonte: Wise Up