Taxa de analfabetismo no Brasil

O Brasil tem 11,3 milhões de analfabetos, uma taxa de 6,8% de pessoas acima dos 15 anos que não sabem ler ou escrever. O país reduziu a analfabetização, mas não na velocidade esperada: ainda não alcançou a meta do Plano Nacional de Educação para 2015, que era baixar o índice para 6,5%, a fim de erradicar o analfabetismo até 2024.

Mais gráficos:
Analfabetização no Brasil em 2018 em detalhes
Taxa de analfabetismo por estados
Mapa do analfabetismo

Quantos analfabetos o Brasil tem?

A taxa de analfabetização mais atual no Brasil foi divulgada pelo IBGE em junho de 2019 na última Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua. O Brasil tem pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas (6,8% de analfabetismo). No mundo, mais de 750 milhões permanecem nessa situação.

Taxa de analfabetismo em 2018

População de 15 anos ou mais

Infográfico: taxa de analfabetismo no Brasil em 2017

Quem atingiu a meta de alfabetização?

Em 2018 apenas 13 estados atingiram a meta de redução do analfabetismo estipulada para o ano de 2015. O número baixo contribui para que o Brasil ainda não tenha atingido a meta parcial de reduzir para 6,5% a taxa de analfabetização. A meta final do Plano Nacional de Educação é erradicar o analfabetismo até 2024.

Taxa por estado

% de analfabetismo da população de 15 anos ou mais

Fonte: IBGE - PNAD Contínua 2018 - Educação.

Leia mais:
Analfabetismo funcional é resultado de ausência de políticas públicas
Governo propõe mudança de estratégia para reverter quadro ruim na Educação
Empresa consegue zerar analfabetismo entre funcionários

O que é analfabetismo

Analfabeto é qualquer pessoa que não conheça o alfabeto ou que não saiba ler e escrever, e analfabetismo, a condição de quem não conheça o alfabeto ou não saiba ler e escrever, segundo o glossário Ceale da UFMG. A taxa de analfabetismo medida pelo IBGE é o porcentual de pessoas que não sabem ler e escrever pelo menos um bilhete simples, no idioma que conhecem, na população total residente da mesma faixa etária, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

O que é analfabetismo funcional

Analfabeto funcional é a pessoa que sabe ler e escrever, mas é incapaz de entender ou interpretar um texto que acabou de ler. O termo analfabetismo funcional está relacionado ao uso prático da linguagem pra fins específicos e tarefas cotidianas. Para o IBGE, a taxa de analfabetismo funcional é a porcentagem de pessoas de uma determinada faixa etária que tem escolaridade de até 3 anos de estudo em relação ao total de pessoas na mesma faixa etária. Há uma outra medição, criada pela ONG Ação Educativa, o Índice Nacional de Analfabetismo Funcional (Inaf), feita em parceria com o Ibope. O Inaf 2018 apontou que cerca de 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais.

Dados e metodologia

Os dados de analfabetismo no Brasil são medidos trimestralmente pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE, questionário que investiga características socioeconômicas da sociedade. A partir de 2016, a PNAD começou a incluir o módulo anual de educação. Veja aqui as tabelas com o resultados completos de 2018 da PNAD Educação.