Compartilhar
Facebook Twitter Google + Whatsapp

Como funcionam as eleições nos EUA

Entenda como funciona a votação indireta nos Estados Unidos, com o voto dos delegados no colégio eleitoral.

Os Estados Unidos adotam o sufrágio universal indireto. Por esse sistema, a eleição presidencial ocorre por meio do colégio eleitoral, que é composto por 538 delegados.

Para quem vai o voto?

O eleitor americano escolhe o presidente e o vice, mas o voto não é creditado diretamente ao seu candidato; ele serve para escolher os delegados do colégio eleitoral. É este grupo que define quem será o novo presidente.

Quem ganha a eleição?

Quem chegar a 270 delegados, metade mais um dos 538, vence a eleição e se torna presidente dos Estados Unidos.

Cada delegado representa 1 voto no colégio eleitoral. Para se eleger, o candidato precisa conquistar pelo menos 270 delegados. Em 2016, Trump venceu somando 306 votos no colégio eleitoral.


Leia mais


Delegados por estado

O número de delegados é proporcional ao tamanho da população de cada território e ao número de parlamentares desses estados no Congresso.

Cada estado já tem um número determinado de delegados. A Califórnia, estado mais populoso, tem 55 delegados. Por outro lado, outros 7 estados, além do Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington, tem apenas o mínimo previsto, 3 delegados cada.

Estados mais populosos Delegados
Califórnia 55
Texas 38
Flórida 29
Nova Iorque 29
Illinois 20
Pensilvânia 20

 

O candidato que conseguir a maioria dos votos dos cidadãos, ganha todos os delegados daquele estado. Esse sistema é conhecido como “The Winner Takes It All”, ou “o vencedor leva tudo”. O modelo só não é adotado nos estados do Maine e de Nebraska, que adotaram o sistema proporcional.

Na Eleição de 2016, por exemplo, Trump somou 49% dos votos na Flórida, contra 47,8% de Hillary. Apesar da disputa apertada, o republicano pode levar todos os votos dos delegados do estado, enquanto a democrata ficou sem nenhum.

 

Veja mais

Últimas notícias sobre

Veja mais infográficos sobre Mundo