Copa do Mundo e educação, o Brasil levaria a taça ou seria outro 7 a 1?
A Gazeta do Povo reuniu estatísticas e índices de educação, produção científica e qualidade de vida para ver quem se daria melhor em uma eventual disputa entre as nações que vão entrar em campo.
Leia a matéria completa
Indicadores de países participantes da Copa do Mundo
% do PIB investida em educação
Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD (2013).
Índice de Educação
O Índice de Educação faz parte do cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Considera a proporção de anos passados no sistema educacional por um adulto de 25 anos frente ao total de anos “esperado” que um cidadão daquele país tenha estudado até ali. Fonte: ONU.
No mundo inteiro, incluindo países fora da Copa, o Brasil fica em 87º lugar entre 188 nações consideradas.
% da população com educação superior
População entre 25 e 64 anos de idade. Dos 32 países que disputam a Copa do Mundo, 20 são considerados na estatística. Fonte: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). *dados do Reino Unido.
Entre os 20 países considerados, ficamos em último lugar.
desempenho na escola
Avaliação do Ensino Médio
O desempenho escolar no mundo é medido pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O programa avalia, de forma amostral, estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental. As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos e abrangem três áreas do conhecimento – Leitura, Matemática e Ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma dessas áreas.
Compreensão em matemática
Entre os 23 países considerados, ficamos em 22º lugar, à frente apenas da Tunísia.
Conhecimento de ciência
Entre os 23 países considerados, ficamos em 21º lugar, à frente de Peru e Tunísia.
*dados do Reino Unido.
Compreensão de leitura
Entre os 23 países considerados, ficamos em 21º lugar, à frente de Peru e Tunísia.
Dados do PISA, prova internacional avaliando o conhecimento de alunos de 15 anos de idade. Dos 32 países que jogam a Copa do Mundo, 23 aplicam o PISA. Fonte: PISA (2015).
Produção científica
É por meio da produção científica que o conhecimento de dentro da universidade chega até a sociedade e organizações visando seus desenvolvimentos. É medida pela produção de pesquisadores com relação a pesquisas, projetos desenvolvidos, títulos de artigos completos, livros e capítulos de livros, dissertações e teses e outros conteúdos.
Documentos científicos publicados
Considera-se científico o documento que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.
Total de documentos científicos publicados entre 1996 e 2017. Fonte: plataforma Scimago. *dados do Reino Unido.
Média de citações por documento científico
A quantidade de citações de um artigo científico é uma forma de medir o impacto provocado pelo trabalho de pesquisadores e é utilizado para avaliar o desempenho de instituições de ensino.
Proporção de citações por documento científico. Fonte: plataforma Scimago.
Patentes garantidas no país
(ou por cidadãos do país no exterior)
O número de patentes é um dos fatores que refletem o grau de inovação de um país.
Fonte: WIPO (Organização Mundial de Propriedade Intelectual, 2016).
Qualidade de vida
A qualidade de vida dos países é medida pela avaliação de vários indicadores sociais e econômicos como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças.
PIB per capita
O PIB é a soma de todos os bens de um país. Quando se divide o PIB pela quantidade de habitantes obtém-se o PIB per capita. Quanto maior o PIB per capta, mais desenvolvido o país é.
Em dólares, considerando a paridade do poder de compra. Fonte: Banco Mundial (2016).
Índice de homicídios intencionais
No mundo inteiro, incluindo países fora da Copa, a situação do Brasil continua péssima: estamos em 207º lugar entre 219 países e territórios avaliados. Atrás do Brasil, nações como África do Sul, Belize, Guatemala, Honduras, Jamaica e Venezuela.
Taxa por 100 mil habitantes – quanto menor, melhor. Fonte: Escritório da ONU para Drogas e Crime.
Expectativa de vida ao nascer
Entre os países da Copa do Mundo, o último lugar é da Nigéria, com uma expectativa de 54,5 anos, em média. Atrás do Brasil também aparecem Colômbia, Arábia Saudita, Marrocos, Egito, Rússia e Senegal. No mundo inteiro, entre 183 países avaliados, o Brasil fica em 67º lugar – os nigerianos, em 177º.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (2016).