A agenda econômica de Paulo Guedes no governo Bolsonaro

As vitórias, derrotas e empates do ministro da Economia: reformas, pautas regulatórias e agenda liberal. O que fez Paulo Guedes no governo Bolsonaro, o que ainda não saiu do papel e o que não deu certo.

Leia aqui a análise completa

Infográfico:vA agenda econômica de Guedes

A agenda econômica de Guedes

O ministro da Economia coleciona vitórias, derrotas e empates desde o começo do governo. Confira:


Fonte: Ministério da Economia e Congresso Nacional.

Outras propostas de Paulo Guedes

Além dessas pautas, Paulo Guedes ainda não saiu do empate quando se trata da reforma tributária. Por enquanto, só uma das propostas foi aprovada, a junção do PIS e Cofins em Contribuição sobre Bens e Serviços. Outro programa que encontra resistência é a agenda liberal do ministro, como as privatizações de estatais importantes, a independência formal do Banco Central, a diminuição do tamanho do estado e o fortalecimento da livre iniciativa. 

Apesar disso, Guedes conseguiu tirar do papel o marco regulatório do saneamento básico que estava em discussão há 20 anos. E espera aprovar em breve um novo marco legal do gás natural – que pretende acabar com o monopólio da Petrobras -, modernizar a lei de falências e recuperação judicial, homologar a nova lei do setor elétrico e colocar um fim no regime de partilha nos campos do pré-sal.

Veja também: Painel das privatizações. Quais estatais já foram privatizadas e quais ainda estão na mira

Últimas notícias sobre Paulo Guedes