Compartilhar
Facebook Twitter Google + Whatsapp

As 7 Constituições Brasileiras

Veja o que mudou em cada constituição que o Brasil já teve até chegar na atual Constituição Cidadã, aprovada em 1988 após o fim da Ditadura Militar.

[Clique para ampliar] Infográficos Gazeta do Povo

Leia mais:

Quando se cria uma nova constituição?

Para o presidente do Conselho Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), Flávio Pansieri, só há duas situações que permitiriam a convocação de uma nova constituinte no país: uma ruptura institucional ou um consenso nacional. Todas as Constituições no Brasil nasceram em momentos de ruptura institucional. Leia mais na matéria completa.

Histórico das constituições no Brasil

Dois anos depois da independência do Brasil, surge a Constituição de 1824, que foi substituída pela Constituição de 1891, que foi criada dois anos depois da Proclamação da República. A Revolução de 1930 levou à Constituição de 1934, que foi revogada com o golpe do Estado Novo e a imposição da Constituição de 1937. Em 1946, com o fim da ditadura Vargas, veio a Constituição de 1946, que ficou em vigor até que a ditadura militar de 1964 impusesse uma nova Constituição, a de 1967. O fim da ditadura militar de 1985 gerou uma Assembleia Nacional Constituinte, que deu origem à Constituição Federal de 1988, chamada de Constituição Cidadã, que está em vigor até hoje.

Veja mais infográficos sobre Política