Terra plana: e se fosse verdade?
Os terraplanistas estão se espalhando: 7% dos brasileiros não acreditam que a Terra é redonda, segundo o Datafolha. O que aconteceria com a gravidade se a terra plana fosse verdade?
Parece que a conspiração ficou mais popular, ganhando até nome: o terraplanismo. Entenda como seria a terra plana, segundo os defensores:
Quem são os terraplanistas?
Os adeptos da conspiração da terra plana são 7% da população, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha em julho de 2019. A teoria ganhou força na internet ao ser cogitada por Olavo de Carvalho, escritor referência da "nova direita" respeitado por Jair Bolsonaro, ao comentar vídeos sobre "águas planas": "não consegui encontrar, até agora, nada que os refute."
O mapa da terra plana
Os defensores da teoria acham que o planeta não é esférico, mas plano, como um disco ou uma pizza. No mapa da terra plana o polo norte está no centro, enquanto a Antártida seria toda a "borda" da pizza, como um paredão de gelo que segura a água dos oceanos.
Qual é o formato da Terra, afinal?
A Terra não é uma esfera perfeita, pois a superfície é cheia de irregularidades. A forma que mais se aproxima do planeta Terra é o geoide, uma esfera com leve achatamento nos polos.
Como seria a gravidade, se a terra fosse plana?
A gravidade, força de atração entre corpos no espaço, puxa tudo para baixo no caso da Terra, em direção ao centro do globo.
Se a terra fosse um disco, a gravidade atuaria de maneira desigual. Por exemplo: quanto mais perto da borda, mais a força gravitacional puxaria para o centro. Seria como fazer uma escalada eterna...
Entenda melhor a teoria da terra plana no vídeo:
O vídeo 'Gazeta Explica' desmonta a surreal teoria com provas, mapas e humor.