Terra plana: e se fosse verdade?

Os terraplanistas estão se espalhando: 7% dos brasileiros não acreditam que a Terra é redonda, segundo o Datafolha. O que aconteceria com a gravidade se a terra plana fosse verdade?

Parece que a conspiração ficou mais popular, ganhando até nome: o terraplanismo. Entenda como seria a terra plana, segundo os defensores:

Quem são os terraplanistas?

Os adeptos da conspiração da terra plana são 7% da população, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha em julho de 2019. A teoria ganhou força na internet ao ser cogitada por Olavo de Carvalho, escritor referência da "nova direita" respeitado por Jair Bolsonaro, ao comentar vídeos sobre "águas planas": "não consegui encontrar, até agora, nada que os refute."

O mapa da terra plana

Os defensores da teoria acham que o planeta não é esférico, mas plano, como um disco ou uma pizza. No mapa da terra plana o polo norte está no centro, enquanto a Antártida seria toda a "borda" da pizza, como um paredão de gelo que segura a água dos oceanos.

Infográfico: como seria o mapa da Terra Plana.

Qual é o formato da Terra, afinal?

A Terra não é uma esfera perfeita, pois a superfície é cheia de irregularidades. A forma que mais se aproxima do planeta Terra é o geoide, uma esfera com leve achatamento nos polos.

Como seria a gravidade, se a terra fosse plana?

Infográfico: o mapa da Terra Plana com a simulação do efeito da gravidade

A gravidade, força de atração entre corpos no espaço, puxa tudo para baixo no caso da Terra, em direção ao centro do globo.

Se a terra fosse um disco, a gravidade atuaria de maneira desigual. Por exemplo: quanto mais perto da borda, mais a força gravitacional puxaria para o centro. Seria como fazer uma escalada eterna...

Animação: como seria o efeito da gravidade se a Terra fosse plana.

Entenda melhor a teoria da terra plana no vídeo:

O vídeo 'Gazeta Explica' desmonta a surreal teoria com provas, mapas e humor.

 

Dez argumentos para refutar quem acha que a Terra é plana

Por que tanta gente acredita na Terra Plana?