Como funcionam as eleições nos EUA

Entenda como funciona a votação indireta nos Estados Unidos, com o voto dos delegados no colégio eleitoral.

Os Estados Unidos adotam o sufrágio universal indireto. Por esse sistema, a eleição presidencial ocorre por meio do colégio eleitoral, que é composto por 538 delegados.

Para quem vai o voto?

O eleitor americano escolhe o presidente e o vice, mas o voto não é creditado diretamente ao seu candidato; ele serve para escolher os delegados do colégio eleitoral. É este grupo que define quem será o novo presidente.

Quem ganha a eleição?

Quem chegar a 270 delegados, metade mais um dos 538, vence a eleição e se torna presidente dos Estados Unidos.

Cada delegado representa 1 voto no colégio eleitoral. Para se eleger, o candidato precisa conquistar pelo menos 270 delegados. Em 2016, Trump venceu somando 306 votos no colégio eleitoral.

Trump venceu em 2016 conquistando 306 delegados no colégio eleitoral


Leia mais


Delegados por estado

O número de delegados é proporcional ao tamanho da população de cada território e ao número de parlamentares desses estados no Congresso.

Cada estado já tem um número determinado de delegados. A Califórnia, estado mais populoso, tem 55 delegados. Por outro lado, outros 7 estados, além do Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington, tem apenas o mínimo previsto, 3 delegados cada.

número de delegados por estado nos EUA. O mais populoso e os menores estados

Estados mais populosos Delegados
Califórnia 55
Texas 38
Flórida 29
Nova Iorque 29
Illinois 20
Pensilvânia 20

 

O candidato que conseguir a maioria dos votos dos cidadãos, ganha todos os delegados daquele estado. Esse sistema é conhecido como “The Winner Takes It All”, ou “o vencedor leva tudo”. O modelo só não é adotado nos estados do Maine e de Nebraska, que adotaram o sistema proporcional.

Na Eleição de 2016, por exemplo, Trump somou 49% dos votos na Flórida, contra 47,8% de Hillary. Apesar da disputa apertada, o republicano pode levar todos os votos dos delegados do estado, enquanto a democrata ficou sem nenhum.

 

Últimas notícias sobre Eleições EUA 2024