Como dar comprimidos a um gato

Veja um passo a passo de como dar remédio em forma de comprimido para gatos em casa, de acordo com médicos veterinários

Passo a passo

Passo a passo

Confira como dar o medicamento em casa, com informações da médica veterinária Patrícia Yukiko Montaño, da Saúde Felina:

1

O ideal é dar comprimido ao gato em duas pessoas, para que uma possa segurar o animal, enquanto a outra administra o medicamento. Se isso não for possível, outra opção é sentar-se e segurá-lo entre as pernas.

2

Com a mão esquerda, segure firme os cantos da boca do gato (as comissuras labiais). Se for possível, faça isso segurando a cabeça do bicho por trás.

3

Erga a cabeça do gato a aproximadamente 45º para que ele abra a boca naturalmente.

4

Com os dedos ou um aplicador, coloque o comprimido dentro da boca do gato, o mais próximo da base da língua possível. Ajuda nesse momento assoprar a face do animal, que faz com que o gato tenha o reflexo de deglutição e engula o comprimido.

5

Para ter certeza de que o comprimido foi engolido, observe se o gato lambe o nariz depois desse processo. Em 90% dos casos ele vai lamber o nariz depois de engolir, pois faz parte do reflexo natural de deglutição natural.

6

Depois da administração do comprimido, o ideal é dar um reforço positivo para o gato, como um petisco, para que ele associe o comprimido a algo bom e não tente fugir na próxima tentativa.

Fontes: médicos veterinários Patrícia Yukiko Montaño, da Saúde Felina, e Nathann Ed Lewicki, responsável pelo atendimento de felinos no Garra Hospital Veterinário. Infografia: Chantal Wagner/Gazeta do Povo.