Dicas: usar o Uber com segurança

Veja dicas de segurança para pegar corridas com motoristas de aplicativo (Uber, 99, Cabify…). Antes de entrar, confira foto do motorista, a placa, modelo e cor do veículo e fique atento durante a corrida.

Dicas para viajar com segurança

Conferir placa, modelo e cor do veículo

Quando é solicitado o serviço, o aplicativo disponibiliza para o passageiro a placa, o modelo e a cor do veículo que vai realizar o transporte. É preciso conferir se as informações batem. A recomendação é que caso tenha alguma divergência, o passageiro não embarque no veículo e reporte a situação no aplicativo.

Conferir motorista

O app disponibiliza, nas informações da corrida, nome e foto do motorista. Antes de entrar no veículo, certifique-se de que a pessoa que está conduzindo o veículo é a mesma que foi indicada para realizar o serviço.

Corrida individual

Para categorias de corridas individuais, o passageiro deve verificar se o motorista está sozinho. Nesta forma de serviço, não é permitido que o condutor preste o serviço combinando trajetos de dois passageiros diferentes.

Cuidado com os pertences

O passageiro deve estar atento e tomar cuidado para não esquecer nenhum item, objeto pessoal ou documento dentro do veículo. Ao deixar o veículo, confira se está com todos os seus pertences e se não está faltando nada.

Acompanhar o trajeto

É possível acompanhar o trajeto do veículo solicitado através do app. Assim, o passageiro não precisa esperar na rua ou em local perigoso até que o veículo solicitado chegue para seu embarque.

Caminho

Motoristas podem usar aplicativos ou aparelhos de gps para realizar o trajeto. Porém, caso o passageiro preferir, pode indicar o caminho de sua preferência a seguir. O motorista pode recusar tal trajeto somente se souber de algum problema no caminho.

Durante a corrida

Durante o percurso, o passageiro pode compartilhar sua localização e outros dados como tempo estimado para chegada ao destino e caminho percorrido com outras pessoas, em aplicativos de comunicação e redes sociais. Alguns apps têm serviço para grupos, o que permite que a pessoa seja acompanhada em uma corrida por outros integrantes do grupo.

Valor

Os apps têm grande precisão em prever o valor das corridas. Quando se solicita o serviço, o usuário recebe uma prévia do valor que deve pagar. Caso o valor tenha grande divergência da previsão recebida, é possível reclamar no sistema de avaliação do próprio aplicativo.

Fonte: Cabify e Uber. Infografia: Gazeta do Povo.