Onde fica o novo Patrimônio da Humanidade do Brasil
O Centro Histórico de Paraty e as reservas naturais de de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, são o 22º Patrimônio Mundial brasileiro reconhecido pela Unesco.
A região tem diversos atrativos em uma área de Mata Atlântica preservadas. São praias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, picos e mirantes. Não à toa, o local é conhecido como o “paraíso do trekking no Brasil”, e concentra a famosa Trilha do Ouro. Adeptos do rafting e do mountain bike também são frequentes.
Parque Estadual da Ilha Grande
Com dez praias frequentemente eleitas entre as mais bonitas do Brasil, a região litorânea é conhecida em os surfistas pelo mar agitado. Destaque para a praia Dois Rios, que também permite banho de água doce por ter um rio de cada lado. A região também tem diversas cachoeiras e picos, além de mais de 80km de trilhas.
Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul
Por ser totalmente voltada à preservação da sua biodiversidade, a reserva é fechada para visitação pública. São 3,6 mil hectares sem interferência humana direta ou modificações ambientais.
Área de preservação Ambiental do Cairuçu
A área mais próxima da cidade de Paraty também é marcada por praias que preservam a Mata Atlântica, como Trindade, Ponta Negra e Saco do Mamanguá – único fiorde tropical da costa brasileira. A região também tem valor cultural, com diversas comunidades caiçaras que preservam seu modo de vida tradicional de pesca, artesanato e agricultura familiar.
Centro Histórico de Paraty e Morro da Vila Velha
A cidade de Paraty foi um ponto estratégico no “Caminho do Ouro”, primeiro percurso oficialmente aberto pela Coroa Portuguesa para ligar o litoral fluminense ao interior de Minas Gerais durante o auge da mineração. O centro histórico construído na época colonial tem sua arquitetura preservada até hoje, recebendo festas regionais e nacionais. Já o Morro de Vila Velha inclui o Forte de Paraty, uma fortaleza construída em 1793.