Saiba tudo sobre o uso das máscaras

Apesar do longo tempo de pandemia e da obrigatoriedade do uso de máscara ainda restam algumas dúvidas. Saiba como usar e higienizar corretamente a sua máscara.

Enquanto não existe uma vacina para o novo coronavírus é importante continuar usando a máscara como prevenção. Elas ajudam a evitar contaminação porque criam uma barreira protetora que diminui o risco de contato com gotículas de saliva contaminadas.

Coronavírus: como usar corretamente uma máscara

Além do isolamento social, o uso de máscaras se tornou outra importante ferramenta para evitar a propagação do novo coronavírus. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de colocar a sua. Confira algumas dicas importantes e fique seguro sempre.

Posted by Gazeta do Povo on Saturday, April 25, 2020

 

Para impedir a contaminação é importante não tocar a frente da máscara, os olhos, a boca e o nariz; não tirar a máscara para falar ou tocar no rosto; e ela deve cobrir boca e nariz, não use com o nariz para fora.

O tempo de uso indicado das máscaras cirúrgicas é de 2 horas, elas precisam ser destacadas após o uso. A máscara N-95 tem duração de 15 dias, após esse período também precisam ser descartadas. Já a máscara de pano deve ser trocada de 3 em 3 horas ou quando ficarem úmidas e podem ser lavadas.

As máscaras devem ser higienizadas com água e sabão depois de cada uso, podem ficar de molho em água sanitária e precisam ser passada a ferro dos dois lados. Quando retirar, dobre-a com o lado que toca o rosto virado para dentro.

Máscara para atividades físicas?

Além disso, o uso da máscara também é recomendado ao fazer exercícios físicos ao ar livre porque o objetivo do uso é minimizar os riscos de transmissão do coronavírus. A máscara não causa riscos a saúde e nem reduz a oxigenação, o que pode acontece é que a pessoa tenha mais dificuldade para respirar enquanto corre ou caminha, por exemplo. Mas é preciso trocar de máscara sempre que ela ficar úmida, porque a umidade atrapalha o bloqueio do vírus e reduz a eficácia da proteção.

Como fazer as crianças usarem máscara

Os pequenos podem ter medo ou até se incomodarem ao usar essa proteção. Por isso, a Gazeta do Povo reuniu cinco dicas para ajudar:

  • Compre máscaras decoradas;
  • Coloque a criança em frente ao espelho com a máscara e converse sobre a importância do uso, além disso, tire qualquer dúvida que surja;
  • Colocar a máscara no bicho de pelúcia dela ou desenhar uma no personagem favorito de um livro também pode ajudar;
  • Mostre outras crianças usando máscara para que ela não se sinta diferente e não tenha medo de usar a proteção;
  • Caso ela ainda esteja com dificuldade, use a máscara dentro de casa. Isso ajuda as crianças a se acostumarem com a imagem.

Mas lembre-se, crianças até dois anos não devem usar máscara porque elas podem sufocar devido a salivação intensa e a imaturidade motora. Já as crianças entre dois e dez anos precisam de supervisão constante enquanto usam a proteção. A partir dos 11 anos não há necessidade dessa precaução, mas mostre como usar corretamente a máscara.